Como a indústria 4.0 está a revolucionar e a transformar as fábricas

Início » Como a indústria 4.0 está a revolucionar e a transformar as fábricas

Já alguma vez ouviu falar no termo indústria 4.0? Esta também é conhecida como a 4ª Revolução Industrial.

A sua aplicação acontece diretamente nas fábricas, englobando um amplo sistema de tecnologias inovadoras.

Dessa forma, os tipos de produção e os modelos de negócios têm-se transformado pelo mundo a fora.

Isto porque esta nova instrumentação alterou totalmente o cenário industrial, fazendo da produção algo cada vez mais efetivo e assertivo.

Por isso, este é um movimento que tem revolucionado a forma como os negócios fabricam, aprimoram e distribuem os seus produtos no mercado.

Ficou curioso e quer saber mais? Acompanhe o nosso artigo e descubra tudo o que precisa de saber sobre este tema que tem ganho cada vez mais destaque na produção mundial.

Indústria 4.0: Qual o significado por trás deste termo?

Em suma, trata-se de um conceito que representa a automação industrial e a integração de novas e modernas tecnologias para dentro dos ambientes fabris.

Entre estas tecnologias, podemos citar a robótica, a inteligência artificial, a computação em nuvem, a integração de sistemas e, até mesmo, a Internet das coisas.

Estas servem como pilar fundamental para o desenvolvimento da indústria 4.0.

Com essa nova adequação a produção muda. E isso é conhecido pelo termo smart manufacturing ou, em português, produção inteligente.

Por isso, é possível afirmar que o seu principal objetivo é trazer o conceito “digitalização” para as atividades industriais, melhorando assim toda a cadeia produtiva.

Dessa forma, é possível fazer uma avaliação analítica muito mais eficiente de todos os processos que são realizados.

Assim, a empresa tem o total controlo sobre todas as atividades que são conduzidas internamente, possibilitando como resultado uma maior produtividade.

Esta é uma mudança que ainda está a ser analisada pelas indústrias, dado o impacto e a grande dimensão que essa revolução industrial origina.

Saiba quais são os principais benefícios desta nova e revolucionária forma de produção

Os benefícios da indústria 4.0 são, sem dúvida, mais do que muitos. Pois a utilização de novas tecnologias por si só já representa um grande avanço.

É importante mencionar que essa automação industrial permite aumentar até 22% a capacidade produtiva de pequenos e médios negócios, nos mais variados setores económicos.

Isso mostra que não são apenas as grandes indústrias que possuem a capacidade, principalmente financeira, de obter e fazer um uso eficiente destes novos sistemas.

Ao alinhar a automação com os procedimentos já realizados, o que se vê é um aumento da eficiência em todos os processos de produção.

Dessa forma, além de aumentar exponencialmente a produtividade, consegue ao mesmo tempo minimizar a quantidade de recursos utilizados.

Sendo assim, com menos dinheiro gasto e uma melhor aplicação da mão-de-obra, diminuem-se os contratempos de fabricação, favorecendo assim o impulso da produtividade e o crescimento da receita a médio e longo prazo.

Toda essa tecnologia torna os sistemas e processos muito mais responsivos.

Outro ponto importante que deve conhecer está na necessidade de adaptação que os profissionais terão, de modo a adequarem-se a fábricas e a empresas cada vez mais automatizadas.

Portanto, é interessante procurar a capacitação técnica e a formação multidisciplinar para compreender e trabalhar com esta nova variedade de sistemas de automação.

Por fim, a indústria 4.0 vem, aos poucos, transformando a realidade de muitos negócios.

Tudo indica que esse movimento se tornará cada vez mais presente nos próximos anos, promovendo otimizações jamais vistas na forma de produzir.