Sustentabilidade: Saiba o seu papel na indústria metalúrgica

Início » Sustentabilidade: Saiba o seu papel na indústria metalúrgica

A sustentabilidade é, sem dúvida, o maior desafio das indústrias metalúrgicas no século XXI.

Sabemos que estas empresas possuem um papel fundamental na economia de Portugal. Isto porque desempenham atividades financeiramente relevantes para o País.

E é por causa da sua inegável importância e grandeza, que as indústrias de metalurgia e siderurgia devem encarar este desafio, visando a transformação ambiental que podem proporcionar.

Por isso, atender às exigências da legislação ambiental é algo fundamental e que devem obrigatoriamente cumprir.

Quer saber mais sobre este importante tema, que impacta potencialmente a vida de todos nós?

Então continue a ler o nosso artigo e saiba como as indústrias podem adaptar-se às normas ambientais, sem prejudicar o seu desempenho produtivo. Fique a par!

A importância de se investir num programa de sustentabilidade voltado para a gestão ambiental

Sabemos que as metalúrgicas e siderúrgicas são fundamentais para o desenvolvimento do nosso País.

Por esse motivo, estas são atividades imensamente exploradas, apresentando sempre um crescimento constante ano após ano.

Porém, com esse crescimento vemos o aumento significativo do consumo de recursos naturais e também a criação de diferentes tipos de resíduos.

Estes costumam apresentar grandes concentrações de metais e gases poluentes, que se não forem tratados de forma adequada, podem afetar negativamente o meio ambiente.

Além disso, estes têm a capacidade de comprometer severamente a saúde pública de quem habita nas proximidades.

Por isso, o impacto destes não deve ser ignorado sem os devidos cuidados.

Sendo assim, é fundamental investir em programas que visam a sustentabilidade. O intuito é reduzir os efeitos negativos oriundos do processo industrial.

Entretanto, esta gestão deve ser aplicada de forma equilibrada com o desenvolvimento das fábricas.

E, nesse sentido, a gestão ambiental é um dos segmentos mais importantes de modo a equilibrar o potencial de produção com a preservação do meio ambiente.

Nesse sentido, um programa eficiente prioriza métodos e práticas que favorecem o uso racional dos recursos naturais.

Isso permite minimizar drasticamente os impactos ambientais causados pela atividade industrial, não deixando de lado o potencial de crescimento das empresas.

7 formas de reduzir os impactos ambientais na metalurgia

São vários os fatores que influenciam uma boa gestão ambiental.

Assim, para reduzir os impactos causados e assegurar a sustentabilidade, as industrias podem agir da seguinte forma:

  • Identificar quais são os principais riscos ambientais consequentes da produção industrial;
  • Desenvolver e conduzir um sistema de planeamento e gestão da produção. Dessa forma, poderá controlar o uso da matéria-prima necessária para o processo;
  • Aprimorar os métodos de produção, para que estes sejam mais eficazes. Com isso, reduzirá a criação de resíduos e o alto consumo de matéria-prima;
  • Durante o processo produtivo, fazer uma gestão eficiente dos resíduos sólidos que são gerados, procurando, assim, dar o destino correto ao mesmo;
  • Para uma boa gestão ambiental é imprescindível a reciclagem dos resíduos de aço provenientes da atividade industrial metalúrgica;
  • Promover o treino a todos os colaboradores da empresa, para que estes se consciencializem e promovam ações cada vez mais sustentáveis;
  • Realizar auditorias periódicas de modo a avaliar os critérios ambientais preestabelecidos, adaptando sempre que necessário para a sua evolução.

Por fim, estas são algumas práticas que todas as industrias metalúrgicas e siderúrgicas poderiam adotar com o objetivo de preservar os recursos naturais e garantir a sustentabilidade.

Além disso, conseguirão aprimorar o seu processo industrial e conquistarão uma boa imagem perante à sociedade.