Reciclar alumínio é uma das muitas práticas de sustentabilidade nos dias de hoje. Com a alta produção de lixo, tornou-se imprescindível procura maneiras de reaproveitar diferentes matérias-primas.
O alumínio é, atualmente, um dos metais mais utilizados na indústria, graças à sua grande abundância no planeta terra.
Além disso, as suas propriedades tornam-no no metal ideal para se trabalhar, como a elevada resistência, economia e praticidade.
O alumínio é bastante utilizado para a produção de latas de bebidas, além de fios, utensílios de cozinha, peças aeronáuticas, janelas, portas…
Explicamos de seguida como funciona o processo de reciclagem deste importante metal.
Reciclar alumínio: Saiba como funciona o processo de reaproveitamento do metal
A reciclagem de materiais é uma das melhores alternativas para garantir a sustentabilidade do planeta e reduzir os danos ao meio ambiente.
O alumínio, por exemplo, quando é deixado em aterros sanitários pode levar cerca de 100 a 500 anos para se decompor, além de criar poluição.
Por isso, o processo de reciclagem é tão importante e não é somente a natureza que fica a ganhar.
Este processo também é bastante vantajoso para as indústrias que exploram o metal. Isto porque contribui para a diminuição da extração de matérias-primas e para a redução da presença de material tóxico no nosso organismo.
Além disso, reciclar alumínio ajuda a criar empregos e este processo consome apenas cerca de 7% da energia necessária para produzir o alumínio primário. Portanto, economicamente é muito mais viável.
É importante referir que o alumínio é o metal não ferroso mais utilizado pela humanidade.
Pode ser encontrado nos automóveis, computadores, talhares, latas, bicicletas, a lista é infinita.
E mesmo sendo um metal abundante no nosso planeta, raramente é encontrado. Há diversas formas para a sua obtenção, mas a maior parte delas utiliza a extração de bauxita.
Ao conhecer estas características, vamos explicar como funciona o processo de reciclagem do alumínio.
1 – Coleta
Nesta primeira etapa, os resíduos de alumínio, como latas e outros materiais, que já foram usados e descartados são coletados e encaminhados para a reciclagem.
Podemos facilitar este processo ao separar o lixo orgânico do reciclável nas nossas casas.
2 – Separação
Durante esta etapa, todas as impurezas são separadas do material que será posteriormente reciclado.
3 – Compactação
Para facilitar o transporte, o alumínio é cortado, prensado e compactado em grandes e volumosos fardos.
4 – Fundição
Os fardos obtidos da operação anterior são então encaminhados para a fundição, feita numa temperatura de 700° C.
Durante este processo, o alumínio é derretido e o produto criado é o alumínio líquido.
5 – Lingotamento
Depois de ser derretido, é transformado em chapas de alumínio ou em lingotes. De seguida, são vendidos para as empresas que produzem produtos e embalagens de alumínio. Assim, o material retorna à cadeia produtiva.
O mais interessante é que o alumínio é um material 100% reciclável e pode passar por este processo infinitas vezes sem causar a perda das suas características.
Reciclar alumínio é sinónimo de sustentabilidade e consciência ambiental. Faça a sua parte e contribua para este processo ao separar o lixo orgânico do reciclável na sua casa!