Gestão da qualidade: 5 boas práticas para a empresa

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A gestão da qualidade é, sem dúvida, uma das estratégias mais importantes e que todas as empresas devem praticar. Afinal, ao adotar práticas sustentáveis ajuda a elevar o negócio a outro patamar, daí ser tão importante.

Esta gestão tem como objetivo o foco total na maximização de todos os processos interno. E, são inúmeros os fatores que devem ser considerados. Assim, ao adotar estes métodos garante o mínimo desperdício e o máximo de produção.

Além disso, os resultados surgem de imediato, sendo fácil percecioná-los, tanto interna como externamente. Sem contar que, ao adotar estas práticas ajuda – e muito – a aumentar a competitividade da empresa, tornando-a capaz de oferecer produtos de grande qualidade.

É tudo produzido com a máxima eficiência dos recursos, provocando um baixo impacto ambiental para satisfação de todos.

Ainda não adotou estas estratégias na sua empresa? Então continue a ler e conheça as melhores práticas de gestão da qualidade.

Gestão da qualidade: O que significa?

A gestão da qualidade é um conjunto de práticas e processos organizacionais. Essas práticas têm como objetivo garantir que os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa, estão de acordo com os padrões de qualidade esperados pelos clientes.

Esse conceito abrange uma ampla gama de atividades que vão desde o planeamento e controlo, até à melhoria contínua de processos, produtos e serviços.

Os principais elementos são:

  • Foco no cliente
  • Liderança
  • Empenho das pessoas
  • Abordagem de processo
  • Melhoria contínua
  • Tomada de decisão baseada em evidências
  • Gestão de relacionamentos

A gestão da qualidade é parte integrante e fundamental para a sustentabilidade do negócio

gestão da qualidade

Sustentabilidade é sinónimo de uma boa gestão empresarial. Por isso, este aspeto tem-se tornado cada vez mais imprescindível para as grandes indústrias.

Então, separámos 5 dicas que deve colocar em prática para garantir uma boa gestão da sua empresa. Conheça-as de seguida!

1 – Conheça a legislação vigente referente ao seu segmento industrial

Antes de mais, deve conhecer a fundo a legislação que regulamenta a atividade industrial na qual trabalha.

Isto porque os principais documentos que a regem, devem ser seguidos à risca, devendo ainda servir de base para implementar futuras melhorias.

 2 – Estabeleça processos claros e bem definidos

Este fator é de extrema importância para que possa garantir o mesmo padrão de produção.

Assim, independentemente dos colaboradores envolvidos, o ideal é estabelecer um passo a passo para todos os processos.

3 – Adquira matéria-prima de qualidade

Uma boa gestão passa essencialmente pela obtenção de uma matéria-prima de qualidade.

Desta forma, para garantir que está a comprar realmente o melhor, certifique-se de que a empresa fornecedora possui certificados de qualidade referentes aos produtos comercializados.

4 – Treine a equipa de forma continuamente para uma boa gestão da qualidade

Outro aspeto importante da gestão da qualidade é a formação periódica de todos os colaboradores da empresa, pois só assim assegura a qualidade dos produtos que estão a ser fabricados.

Por isso, invista em programas de formação e treinos técnicos e teóricos. Isso ajuda a minimizar possíveis falhas que possam vir a acontecer no processo de fabrico.

5 – A comunicação deve ser feita de forma efetiva e rápida

Manter uma comunicação bilateral na indústria ajuda, sem dúvida, a garantir a qualidade e a diminuir drasticamente os erros.

Portanto, esta é uma medida que deve ser adotada o quanto antes, onde todas as decisões estratégicas da empresa serão comunicadas a todos os colaboradores.

Desta forma, os mesmos podem sugerir melhorias com o objetivo de otimizar os processos.

Estas são algumas das estratégias de gestão da qualidade que devem, imprescindivelmente, ser aplicadas.

Além destas, pode focar também no investimento de máquinas e indicadores de monitorização. Além de acompanhar de perto a satisfação dos seus clientes.