O cobre é um dos metais utilizados desde a antiguidade para a criação de objetos. Atualmente, ainda é uma matéria-prima presente em muitos artigos que utilizamos diariamente.
Por isso, vamos listar alguns dos principais objetos nos quais esta matéria-prima pode ser encontrada facilmente.
Cobre: Como e em quais objetos é mais utilizado?
O cobre é um metal de aparência avermelhada, muito importante para a produção de bronze, que resulta da sua mistura com o estanho.
Algumas das suas principais propriedades são a alta resistência e elevada capacidade de transformação. Estes são os principais motivos que continua a estar muito presente na nossa rotina.
1 – Eletricidade
É um metal com grande condutividade elétrica, sendo um elemento fundamental para a distribuição de energia nas cidades.
Isto porque, ao ser aquecido a altas temperaturas, pode ser transformado em fios que são utilizados para proporcionar mais eficiência a diversos componentes elétricos.
2 – Tubulação de água e gás
As ligas deste material também são utilizadas em tubulações de água e gás, devido à sua excelente condutividade térmica.
Outras características que tornam o material ideal para este tipo de uso são a sua resistência a grandes pressões e elevada vida útil, mesmo quando exposto às ações climáticas.
3 – Fabrico de moedas
É usado desde o Egito Antigo no fabrico de moedas e atualmente continua a estar presente nestes objetos.
Geralmente, é misturado com o níquel, para a produção das moedas.
4 – Peças de automóveis e aviões
Devido à sua elevada durabilidade, o metal também é bastante utilizado na indústria automobilística e da aviação.
Com o avanço da tecnologia, especialmente o segmento da indústria de veículos tem passado por alterações, com a produção de carros híbridos e elétricos.
Isto irá refletir-se num aumento na exigência desta matéria-prima pelo menos nos próximos dez anos.
Além disso, outro fator que impulsiona o mercado é o crescimento de energias renováveis, setor que usa intensivamente este metal para a energia solar e eólica.
5 – Móveis e objetos decorativos
Mobílias e outros objetos decorativos com um acabamento deste material tornaram-se tendência nos projetos de arquitetura modernos.
Cadeiras, mesas, molduras, entre outros artigos, trazem harmonia e chamam à atenção, pois combinam com basicamente qualquer estilo.
6 – Utensílios hospitalares
Assim como no fabrico de moedas, também era utilizado pelos egípcios da Antiguidade para fins medicinais. O metal auxiliava no tratamento de feridas e queimaduras.
Avançando na história, a potência do metal foi descoberta quando os funcionários de uma fábrica de cobre saíram imunes ao surto de cólera na França.
Após diversos estudos, passou a ser utilizado em ferramentas hospitalares devido ao seu potencial antiviral e contra microrganismos.
Atualmente, o metal está presente em muitos objetos e utensílios hospitalares, como camas e equipamentos. Isto acontece porque destroem vírus e podem prevenir até 58% das infeções hospitalares.
Já conhecia estes usos e propriedades do cobre?