A metalurgia como ciência é aquela que estuda a extração, transformação e aplicação de materiais metálicos.
Já em relação à indústria metalúrgica, podemos afirmar que consiste numa das bases de qualquer economia contemporânea. É fundamental em diversos setores como o automobilístico, naval, informático e muitos outros.
Os processos são extremamente complexos, sendo necessário conhecimento técnico para a sua total compreensão.
Contudo, neste artigo vamos resumir alguns dos principais processos metalúrgicos. Assim, pode ter uma maior noção da importância desta indústria no nosso estilo de vida. Continue a leitura!
Metalurgia: O que é e quais são os principais processos
A evolução da humanidade está intimamente ligada ao ferro. Este elemento, utilizado desde a antiguidade, é fundamental na criação de ferramentas, armas e estruturas, tornando-se uma das bases da sociedade moderna.
A começar pelas Revoluções Industriais, que transformaram o estilo de vida e hábitos de consumo, até culminar nas empresas metalúrgicas que são essenciais atualmente.
A metalurgia está presente em muitos aspetos do nosso dia-a-dia. É fundamental em diversos setores económicos como construção civil, automobilísticas e eletrónicas, citando apenas algumas.
Sabe o que faz e quais são os processos envolvidos na indústria metalúrgica?
A verdade é que o funcionamento é bastante técnico e este trabalho vai muito além de moldar o metal. Vamos tentar simplificar este funcionamento, explicando a seguir os principais processos desta ciência.
1. Soldagem
A soldagem é um processo que visa unir partes de metais, e para isso é utilizado um metal de solda, que serve como ligação entre as partes.
Está presente em praticamente todos os setores da indústria. A soldagem possui importância ímpar em empresas automobilísticas, aeronáuticas, navais e mecânicas.
2. Fundição
A fundição na metalurgia permite criar produtos metálicos a partir da inserção do material em moldes.
Basicamente, o metal líquido é despejado num molde, que contém uma cavidade com a forma desejada. Após arrefecer e solidificar, obtém-se o produto desejado.
O processo de fundição é uma alternativa menos dispendiosa para se alcançar certos formatos que seriam mais difíceis e caros por meio da usinagem. Este é o processo que vamos abordar já a seguir.
3. Usinagem
A usinagem é um dos maiores impulsionadores da indústria metalúrgica. Através deste processo, uma peça metálica bruta é trabalhada com ferramentas de corte para lhe dar um determinado formato, de acordo com o desenho mecânico.
A utilização é muito diversificada, e vai desde a fabricação de uma cópia de chave até peças para a indústria automobilística, por exemplo.
O trabalho de usinagem exige conhecimento técnico do operador, além do auxílio de produtos químicos que facilitem o processo.
Através destes processos, uma empresa metalúrgica pode atuar, especificamente, em alguns campos de trabalho com metal. Os principais são:
- Produção de ferroligas: Consistem em ligas especiais, obtidas através de alta tecnologia. A composição possui ferro e níquel como base, além de outros elementos. Pode compor ligas de aço para melhorar as características
- Produção de ferro-gusa: O ferro gusa é obtido através da redução do minério de ferro pelo carvão e calcário num alto forno. A utilização dá-se na produção de lingotes, matéria-prima usada na fabricação de ferro fundido e aço
- Fabricação de tubos: Em termos simples, a produção de tubos das mais variadas medidas e materiais visam atender diversas necessidades para o uso da indústria. As empresas produtoras trabalham com chapas retas, que são dobradas e cortadas com auxílio de dobradeiras
- Produção de metais não ferrosos: São aqueles metais que não possuem ferro, portanto não são magnéticos, como cobre, alumínio, chumbo e zinco
- Siderurgia: Envolve o tratamento e fabricação de aços e ferros fundidos.
Conhecendo os principais processos de metalurgia, certamente já tem uma maior noção acerca da importância desta indústria no quotidiano e manutenção da sociedade moderna.