A chapa de alumínio composto, também conhecido como ACM, tem conquistado destaque no mercado e na construção civil, especialmente pela sua alta durabilidade, leveza e versatilidade.
Por isso, vamos apresentar-lhe as principais características deste material e explicar-lhe porque é ideal para projetos no setor da construção civil.
Chapa de alumínio composto: Conheça as suas principais características
Os materiais voltados para a construção civil e projetos imobiliários crescem a cada dia e, por isso, hoje é possível encontrar diversas opções com vantagens e usos distintos.
A chapa de alumínio composto, ou ACM – Aluminium Composite Material, faz parte do grupo de materiais que tem conquistado destaque.
E por que o alumínio composto merece destaque em comparação com o alumínio comum? Exatamente pela sua composição diferenciada.
As chapas de ACM são feitas, basicamente, a partir de duas chapas de alumínio e uma de polietileno de baixa intensidade no seu núcleo.
Este material é leve, bonito, resistente e com ótimo custo-benefício. Pode ser moldado, cortado e curvado já que tem boa flexibilidade.
Além destes benefícios, o material não exige manutenções constantes e é fácil de limpar.
Outro ponto positivo está na variedade de cores, o que possibilita criar inúmeros designs para as peças feitas com este material.
Algumas podem até mesmo imitar madeira, aço e outras texturas, sendo uma opção mais barata e prática com a mesma beleza desejada.
No mesmo sentido, as chapas podem ser utilizadas em estruturas que precisam de certa transparência para permitir a entrada de luz no ambiente.
É por estas razões que a chapa de alumínio composto se tem destacado nos setores de construção civil, de decoração de interiores e de comunicação visual.
1 – A chapa de alumínio composto e as suas propriedades
São muitas as vantagens de optar pelas chapas de ACM. Por exemplo, o alumínio composto tem propriedades que protegem as paredes contra os danos da poluição e tem boa condutividade térmica.
Por isso, é um dos materiais mais indicados para projetos de áreas abertas, como fachadas.
Além disso, o ACM é ecologicamente correto, evita desperdício de entulho e, por ser leve, não compromete as estruturas das obras onde é utilizado.
O material também permite elevada fixação de tinta, durabilidade e conservação da estabilidade da cor, proporcionando um ambiente moderno e elegante após a sua aplicação.
2 – Quais são as principais aplicações do alumínio composto?
No setor de construção civil, o ACM possui dezenas de aplicações. Entre as mais comuns, o material é usado em fachadas, coberturas e marquises.
Num mercado cada vez mais competitivo, investir na fachada das lojas e empresas é fundamental.
Por isso, muitos projetos modernos apostam nas cores e designs inovadores e diferenciados das chapas de alumínio composto.
Ele oferece funcionalidade, economia e um acabamento perfeito no visual das fachadas e detalhes de interiores, protegendo as estruturas da radiação, das chuvas, tempestades, secas e outras intempéries.
Independentemente da necessidade, o alumínio ACM apresenta sempre um bom custo-benefício no mercado, sendo uma das melhores opções para a criação de fachadas comerciais ou residenciais.
Considere a aplicação da chapa de alumínio composto no seu projeto e perceba todos estes benefícios!