Em que situações devemos utilizar grades de proteção?

Início » Em que situações devemos utilizar grades de proteção?

A segurança é um aspeto primordial em qualquer tipo de edifício, seja de uso comercial ou residencial. As grades de proteção de janelas são, por exemplo, um elemento comum em prédios, principalmente em locais com crianças e animais de estimação.

Os estabelecimentos comerciais ou casas térreas precisam ter cuidados reforçados em proteger as janelas. Por isso, estes elementos protetores são cada vez mais utilizados.

Além disso, existem modelos para muitos outros propósitos. Temos como exemplo a proteção de laterais das escadas rolantes, impedir o crescimento de plantas de jardins internos e até mesmo para segurar ares-condicionados suspensos.

A seguir, vamos falar um pouco mais deste mecanismo de segurança, e em que situações podem ser uma boa opção para proteger um espaço.

Grades de proteção: Saiba quando investir e conheça os principais modelos

Estes elementos possuem um papel importante na segurança de uma casa ou pono comercial. Seja em portas ou janelas, têm como principal função proteger e controlar a entrada e saída de pessoas do edifício.

Além disso, ainda podem ter outras funções agregadas como servir de proteção contra o sol. Também podem ser um elemento decorativo, com detalhes especiais e diferenciados que vão deixar a fachada ainda mais bonita.

As opções disponíveis no mercado são variadas, sendo encontradas versões pré-fabricadas ou com a possibilidade de encomendá-las sob medida.

  1. Quais os materiais de fabrico mais comuns

Geralmente, os materiais mais utilizados para o fabrico são o ferro e o alumínio. O ferro é considerado o mais barato e com uma boa resistência. Porém, não é muito duradouro, já que pode oxidar, além de ser mais pesado.

Em contrapartida, o alumínio é o mais leve, possui um preço mais alto e além de ser mais duradouro não oxida. Contudo, em termos de resistência não é o melhor, pois tende a deformar ou amassar, o que compromete a funcionalidade.

No entanto, existe uma alternativa que é fabricada com tubos de aço em formato quadrado ou retangular constituídos por um ferro chumbado galvanizado. Esta opção permite uma maior segurança e durabilidade, além de ser um material inoxidável.

Inclusive, este tipo de material permite uma pintura frequente, que além de trazer uma melhor aparência estética, promove uma maior conservação.

  1. Possibilidade de escolher entre grades fixas e removíveis

Os modelos de grades de proteção podem ser fixos ou removíveis, para portas e janelas de residências ou pontos comerciais.

As grades de lagarta são uma opção removível e podem ser articuladas e retráteis. Isso permite que sejam utilizadas em janelas e portas, com a vantagem de poderem ser recolhidas nas laterais. Este mecanismo permite que fiquem totalmente livres, contrariamente ao que acontece com as fixas.

Quando se trata do tipo fixo podem ser aplicadas em desenfumagem, por exemplo.

Como fazer a manutenção destas estruturas?

Se deseja garantir a durabilidade e resistência da estrutura, terá de dar especial atenção à sua manutenção.

Isto significa que esta deve ser frequente, independentemente do material em que tenham sido confeciondas. Dessa forma, para evitar a corrosão, é essencial que mantenha as grades sempre higienizadas e a pintura renovada.

Estes são os principais aspetos a que deve estar atento se pretende manter as características da estrutura.

Além disso, se observar sinais de corrosão ou fissura, procure reparar a peça o quanto antes, de modo a evitar danos mais profundos. Um outro fator preponderante para a estabilidade da peça, será a qualidade do seu material.

Por isso, pesquise bem sobre o tipo de material utilizado na confeção da grade mais adequado às suas necessidades de proteção.

Em que situações deve instalar grades de proteção?

Quando pensamos neste elemento, o que nos vem à cabeça, na maioria das vezes, são os modelos para janelas. O que é natural, porque é um ponto estratégico que necessita de algum tipo de segurança, sobretudo se a casa em questão tiver crianças pequenas ou animais.

Durante a escolha do modelo tenha em mente que, assim como tudo o que se relaciona com a decoração, a grade deve ser escolhida de acordo com as suas preferências.

Quanto ao material, se mora num local inseguro, o mais recomendado é escolher modelos mais resistentes. Podemos afirmar que as mais indicadas para estas situações são as de ferro ou de aço reforçado.

As portas também podem ter este tipo de proteção, tudo vai depender do nível de segurança que pretende. Em estabelecimentos comerciais, por exemplo, as grades são necessárias nas portas para servir como obstáculo a possíveis invasões.

Analise se deve optar por grades pré-fabricadas ou feitas sob medida e escolha modelos com detalhes que combinem com a fachada da sua casa ou ponto comercial. Lembre-se: garantir a segurança é fundamental em qualquer situação!

Quais são os principais eventos que exigem grades?

Além das situações já citadas acimas, existem outras situações em que se torna necessária a utilização de grades de proteção. Neste caso, estamos a falar dos eventos.

Afinal, a sua utilização é bastante versátil neste tipo de situação, uma vez que são adaptáveis.

Estas são utilizadas mais comumente em eventos que necessitam de divisão, proteção, guia, setorização, contenção e isolamento. Essa questão vai depender das características de cada evento.

Dessa forma, os principais eventos que exigem este tipo de estrutura são:

  • Corridas de rua;
  • Atividades em praças públicas;
  • Interdição de ruas;
  • Bilheteiras de espetáculos;
  • Festas;
  • Feiras livres;
  • Divisão de áreas VIPs;
  • Camarotes;
  • Palcos;
  • Arquibancadas;
  • Estádios de futebol;
  • Outros eventos desportivos.

Assim, é possível garantir a organização do evento com segurança, proporcionando uma maior praticidade e comodidade.

Na SJ Metal Distendido encontra os melhores modelos de grades, de acordo com a sua necessidade de utilização. Contacte-nos e fique a saber mais!