O aço inoxidável é um dos materiais mais utilizados no mundo como matéria-prima para a produção de diversos materiais, utensílios e objetos.
Está presente em itens do nosso dia-a-dia como em utensílios domésticos, peças de automóveis e construção civil.
No entanto, uma grande vilã do aço comum é a corrosão. Por isso, houve a necessidade de inventar um material mais resistente, nascendo assim este tipo de aço.
Basicamente, este material é uma liga metálica, assim como o aço. Porém, conta com a adição de cromo, níquel e outros componentes na composição química, oferecendo maior resistência ao metal.
O cromo presente nesta liga reage com o oxigénio, formando uma camada superficial conhecida como camada passiva.
Esta camada, depois de formada, torna-se inerte, ou seja, não reage com outros materiais. Desta forma, impede que o ferro oxide, ocasionando a corrosão do material, popularmente conhecida como ferrugem.
Mas o que é a corrosão?
A corrosão não é nada mais do que a formação de um componente chamado de óxido de ferro. Este é criado pela reação do oxigénio do ar com o ferro do aço comum.
Quando não existe uma proteção química no aço, com o passar do tempo o óxido de ferro acumula-se na superfície do material. Isto faz com que enfraqueça a estrutura e dê aquele aspeto “sujo”, conhecido como ferrugem.
Este fenómeno torna a superfície da liga completamente porosa e diminui a resistência mecânica.
Devido a estas propriedades, o aço inoxidável já é amplamente utilizado. É principalmente aplicado nos utensílios de cozinha e eletrodomésticos, reservatórios de alimentos e produtos químicos na indústria.
5 benefícios de utilizar o aço inoxidável
Como já mencionado, este tipo de aço é um material tão versátil, que pode ser utilizado para produzir desde objetos simples, como utensílios para cozinha, até peças para carros.
Sendo assim, listamos 5 benefícios que justificam a utilização deste tipo de malha.
Alta durabilidade
Este tipo aço de tem uma resistência semelhante ou superior às ligas de aço comum.
Porém, como este material é resistente também à corrosão, não enfraquece com o passar do tempo, aumentando a vida útil.
Facilidade de limpeza
Devido à sua baixa rugosidade superficial, este material permite uma fácil limpeza.
Esta característica é a responsável pela larga utilização desta liga metálica em estabelecimentos que necessitam de controlos rígidos de higiene, tais como restaurantes e hospitais.
Beleza estética
Esteticamente, é um material versátil, sempre atual, que combina com várias cores e estilos.
Tem um brilho próprio e um visual que remete à leveza, modernidade e prestígio.
Por ser um material brilhante, remete também à limpeza, sem contar que é um material bem mais simples de ser higienizado.
Resistência a variações bruscas de temperatura
O aço inoxidável pode funcionar perfeitamente tanto num congelador como num forno.
Além de suportar baixas e altas temperaturas, também resiste a bruscas variações térmicas. Isto permite uma aplicação com eficácia em estruturas expostas a condições climáticas instáveis.
Não reage com outros tipos de materiais
Como já mencionamos anteriormente, o aço inoxidável é inerte e não reage com outros materiais.
Assim, esta liga metálica torna-se imprescindível também para a indústria alimentícia. Isto porque não guarda sabores ou odores, nem altera ao entrar em contacto com os componentes químicos libertados pelos alimentos.
Além de todas estas vantagens, ainda é um material que apresenta um ótimo custo-benefício, exige baixas despesas com manutenção e é reciclável.
Com tantas aplicações e versatilidade, o aço inoxidável é, definitivamente, um material que não pode faltar em nenhuma loja de ferragem e materiais de construção.