Já ouviu falar de ferro galvanizado? Trata-se de um material que é amplamente utilizado em diversas indústrias, graças à sua durabilidade e resistência à corrosão.
O ferro é submetido a um tratamento denominado galvanização, que lhe confere uma maior resistência. Neste processo, é aplicada uma camada de zinco, para o proteger contra todos os elementos corrosivos.
Nas próximas linhas, iremos explorar este tipo de ferro. Além disso, ficará a conhecer os benefícios desta proteção extra e as situações em que a sua utilização é a mais indicada.
Acompanhe-nos nesta leitura e perceba por que razão este tipo de ferro pode ser a melhor escolha. Especialmente para os seus projetos de construção e manufatura.
Ferro galvanizado: Saiba como é feito e quando o utilizar
O ferro galvanizado é submetido a um tratamento que aumenta a sua resistência à corrosão. É isso que torna este material um dos mais populares do mercado.
Este tratamento consiste na aplicação de um revestimento de zinco por imersão a quente. Deste modo, o metal galvanizado alia a resistência e a capacidade de moldagem do ferro. Além disso, o revestimento de zinco oferece proteção contra a corrosão.
De seguida, vamos analisar os principais aspetos que fazem deste material um aliado importante na metalurgia. Confira!
1 – Diferença entre ferro comum e o galvanizado
Basicamente, o ferro comum é constituído inteiramente pelo elemento metálico que lhe dá nome.
Já o ferro galvanizado tem uma camada adicional de zinco. Ou seja, o ferro é galvanizado, quando é submerso num banho de zinco líquido.
Isto ocorre quando o zinco é aquecido, passando do estado sólido para o líquido. Em seguida, o ferro é mergulhado neste banho de zinco fundido.
Após arrefecer, endurece e forma uma camada protetora na superfície do ferro.
A principal diferença entre ambos é a camada adicional de zinco. Esta torna o ferro mais resistente à ferrugem e à corrosão.
2 – Os benefícios da galvanização
De facto, o ferro galvanizado é mais vantajoso do que o ferro tradicional, graças à sua durabilidade superior.
Assim, podemos afirmar que os principais benefícios resultantes do uso deste tipo de ferro são:
Economia
Apesar de ter um custo mais elevado, a opção galvanizada é sem dúvida o melhor investimento a longo prazo, tendo em conta a sua durabilidade.
Além disso, a galvanização é mais económica do que muitos outros revestimentos de proteção para metais.
Não necessita de muita manutenção
O ferro padrão requer mais manutenção para manter a aparência e a segurança estrutural do produto.
Ao utilizar o galvanizado no seu projeto, a necessidade de manutenção será bastante reduzida.
Maior durabilidade
Os revestimentos de zinco podem ter uma expectativa de vida de até 50 anos e suportar a exposição costeira.
Portanto, o ferro galvanizado pode ser utilizado em construções na cidade ou em zonas costeiras.
3 – Quando deve utilizar o ferro galvanizado?
Este metal pode ser utilizado em praticamente qualquer projeto. Automóveis e canos de água potável são alguns dos exemplos.
Parafusos, ferramentas e fios de todos os tipos também são galvanizados. Isto porque se trata de um processo barato e que ajuda a aumentar a vida útil do metal.
O ferro com esta camada de zinco também é utilizado para criar estruturas como varandas, escadas e muito mais. Por isso, esta é uma ótima opção para a construção de variadíssimos projetos.
Além dos benefícios já mencionados, é importante referir o seu acabamento elegante, bem como a proteção contra o desgaste e a ferrugem.
Já considerou utilizar o ferro galvanizado no seu projeto? Se não, está na hora de começar a analisar todos os seus benefícios.