Metal Corten em fachadas: O charme da oxidação controlada

Início » Metal Corten em fachadas: O charme da oxidação controlada

Na arquitetura contemporânea, a procura por materiais que unam funcionalidade, beleza e singularidade tem levado os profissionais a explorarem soluções criativas e inovadoras. Nesse cenário, o metal Corten emerge como uma escolha inspiradora.

Isto porque este tem conquistado arquitetos e entusiastas do design de todo o mundo.

Este tipo de metal tornou-se um protagonista nas fachadas de edifícios, exibindo uma estética que é tanto atemporal como impressionante.

Graças à sua capacidade única de envelhecer de forma controlada e, ao mesmo tempo, manter a sua durabilidade.

Sendo assim, neste conteúdo damos-lhe a conhecer a riqueza e a versatilidade deste metal quando aplicado em fachadas arquitetónicas.

Se é um entusiasta de arquitetura ou simplesmente alguém que aprecia o casamento entre a forma e a função na construção, continue a ler.

Descobrirá porque é tão aclamado este metal e como está a transformar a paisagem urbana com as suas fachadas, que contam histórias à medida que envelhecem graciosamente.

O que é o metal Corten?

O metal Corten é um tipo especial de aço que possui propriedades únicas de resistência à corrosão.

Além disso, detém uma aparência distintiva que o torna popular na arquitetura e em aplicações de design.

O nome “Corten” é uma combinação das palavras “corrosion” (corrosão) e “tensile” (tensão), destacando duas das principais características desse material.

Assim, este metal é produzido com uma composição química específica. Esta inclui os seguintes elementos: ferro, cromo, níquel e cobre.

Estes criam uma camada protetora de óxido superficial quando exposto às intempéries.

Esta camada de óxido, que tem uma tonalidade característica de ferrugem, age como uma barreira, protegendo o aço subjacente da corrosão adicional.

Dessa forma, as principais características deste metal são:

  • Resistência à corrosão;
  • Envelhecimento controlado;
  • Durabilidade;
  • Baixa manutenção.

Devido às suas características únicas, este tipo de metal é amplamente utilizado em projetos de arquitetura e de design. Especialmente em fachadas de edifícios, esculturas de arte pública, paisagismo e mobiliário urbano.

Pois, a sua capacidade de contar uma história visual à medida que envelhece tornam-no uma escolha versátil e atraente.

Principalmente para aqueles que desejam ter uma estética envelhecida e sofisticada nos seus projetos.

Metal Corten: A beleza do envelhecimento controlado na arquitetura

A oxidação controlada no metal Corten é um fenómeno natural e deliberado que ocorre devido à composição química específica do aço Corten.

Este processo de oxidação é controlado no sentido em que, embora o aço Corten enferruje, tal acontece de forma uniforme e lenta. E isto cria uma camada de óxido protetora na superfície.

Dessa forma, esse óxido não só protege o aço subjacente da corrosão adicional, como também confere ao material uma aparência única e rústica.

Dito isto, saiba como esse fenómeno acontece e contribui para a aparência distinta das fachadas que utilizam o aço Corten. Sendo assim, temos:

  1. Composição química específica

O aço Corten é produzido com uma composição química que inclui elementos como o ferro, o cromo, o níquel e o cobre, como já dissemos.

E o cobre, em particular, desempenha um papel fundamental no processo de oxidação controlada.

  1. Exposição ao ambiente

Quando este metal é exposto ao ambiente, especialmente ao ar e à humidade, inicia-se o processo de oxidação.

Assim, o cobre na composição do aço reage com o oxigénio do ar e a humidade para formar uma camada de óxido superficial.

  1. Desenvolvimento da camada de óxido

A camada inicial de óxido que se forma é geralmente laranja ou marrom-avermelhada, criando uma aparência inicial de ferrugem.

Essa camada de óxido é porosa e permite que a oxidação continue. Porém, a um ritmo muito mais lento do que a corrosão comum.

  1. Envelhecimento controlado

Com o passar do tempo, a camada de óxido continua a desenvolver-se e a mudar de cor.

Dessa forma, a tonalidade inicial laranja ou marrom-avermelhada evolui para uma tonalidade mais escura e uniforme de ferrugem.

Isso cria a aparência característica do metal Corten, com a sua superfície envelhecida e rica em textura.

  1. Proteção contra a corrosão

A camada de óxido que se forma na superfície atua como uma barreira protetora natural contra a corrosão.

Pois, esta impede que a corrosão penetre mais profundamente no aço, mantendo a estrutura subjacente intacta e resistente.

  1. Resistência duradoura

Graças a essa camada de óxido protetora, o aço Corten é altamente resistente à corrosão atmosférica.

Além disso, este tem uma vida útil longa, o que o torna uma escolha durável para aplicações arquitetónicas, como fachadas de edifícios.

O processo de oxidação controlada neste tipo de metal além de criar a sua aparência única e envelhecida, também lhe confere uma resistência excecional à corrosão.

Esta combinação de beleza e durabilidade faz do Corten um material preferido em projetos arquitetónicos que procuram uma estética rústica e, ao mesmo tempo, duradoura.

À medida que as fachadas de metal Corten envelhecem, estas contam uma história visual única que reflete a passagem do tempo e as condições ambientais.