Máquina de soldadura: Tudo sobre o seu funcionamento

Início » Máquina de soldadura: Tudo sobre o seu funcionamento

A máquina de soldadura é essencial para os trabalhos realizados na indústria. Tanto para os processos do dia a dia, quanto para garantir a instalação de alguns equipamentos.

Sem este equipamento versátil, nada disso poderia ser feito. Assim, este é um dos processos industriais mais comuns e usuais.

Mas sabe como funciona e quais as diferenças entre o processo com a máquina transformadora e a inversora? Se ainda não, saberá tudo já de seguida. Continue a sua leitura!

A máquina de soldadura trabalha sob alimentação de uma fonte de energia elétrica

Este é o princípio que rege o funcionamento da máquina de soldadura.

Contudo, é importante dizermos que, embora funcionem ligadas a uma fonte de energia, isso não está relacionado propriamente com a sua forma de funcionamento.

A máquina pode ser dividida em duas categorias: a transformada e a inversora. Ambas têm a energia elétrica como base de funcionamento, mas cada uma possui características específicas.

Sendo assim, de seguida apresentar-lhe-emos as principais diferenças destas duas máquinas que são utilizadas para os trabalhos de solda na indústria.

Como é feita a soldadura numa máquina transformadora?

As máquinas transformadoras são bastante simples, pois não dispõem de tecnologia avançada. Ou seja, são transformadores convencionais, semelhantes aos que são utilizados para adaptar equipamentos de 220V para redes de 110V.

A diferença é que contam com duas saídas para os processos de soldagem.

Estas produzem apenas corrente alternada (AC ou CA) na saída, o que as limita à utilização de certos eletrodos para a soldagem. O que torna estas máquinas menos versáteis e restritas nas suas aplicações.

Devido à sua natureza rudimentar e à falta de tecnologia avançada, a máquina de soldadura transformadora é suscetível a problemas mais simples. Por exemplo, caso haja alguma instabilidade na rede elétrica os 220V necessários para o seu funcionamento serão comprometidos e o eletrodo colará na peça.

Além disso, essas máquinas normalmente requerem uma conexão direta com o padrão de energia. Isso consiste numa série de instalações elétricas, como a caixa de medição, o sistema de aterramento, acessórios e condutores.

Isso ocorre porque a máquina transformadora consome muita energia, e, por isso, é necessária a instalação de cabos compatíveis com a estrutura da indústria para o seu total funcionamento.

Como funciona a máquina inversora?

Ao contrário das máquinas transformadoras, as máquinas inversoras apresentam uma estrutura eletrónica mais avançada. Muito semelhante à dos computadores.

Sendo assim, essa estrutura eletrónica é composta por quatro principais componentes:

A qualidade desses componentes influencia diretamente o desempenho do equipamento na sua durabilidade. Quanto maior a qualidade, melhor será o desempenho e a sua vida útil.

Dessa forma, a máquina inversora converte a energia de entrada (110V ou 220V) de corrente alternada para corrente contínua (DC ou CC).

De seguida, através dos seus semicondutores de potência, gere uma corrente de saída elevada e estabiliza o arco elétrico. Proporciona assim, uma soldagem estável e suave.

É possível também soldar com eletrodos revestidos de diversos tipos, devido à saída em corrente contínua. Isso confere à máquina inversora uma versatilidade muito maior em comparação com as máquinas transformadoras.

Outro ponto a destacar é a capacidade de induzir a uma corrente elevada, o que faz com que o tamanho do transformador seja consideravelmente menor.

Assim, temos equipamentos muito menores e mais leves em comparação com as máquinas transformadoras.

As máquinas inversoras apresentam uma vasta gama de recursos tecnológicos que não estão presentes nas máquinas transformadoras. Essas características adicionais são extremamente benéficas, pois aumentam tanto a produtividade do soldador quanto a qualidade do trabalho realizado.

Agora que já conhece o funcionamento da máquina de soldadura, está preparado para escolher a que melhor se enquadra nos processos industriais da sua empresa!