Sabia que a laminação é um dos processos mais realizados na metalurgia?
Este processo consiste na transformação mecânica de chapas de aço. É onde conseguimos obter um novo perfil dimensional, modificando a geometria e a dimensão.
Para além disso, é possível ainda aperfeiçoar as suas microestruturas.
Isto permite-nos alcançar propriedades mecânicas mais adequadas às diferentes aplicações de chapas de aço.
Pode não parecer, mas encontramos estas peças em diversos produtos do nosso dia a dia. Contudo, podem ser mais utilizados na indústria automóvel, na construção civil, na mineração, entre outros.
Continue a ler este artigo e descubra qual a importância deste processo industrial.
Laminação: Conheça os 2 tipos de processos realizados na metalurgia
De forma simples e resumida, este processo pode ser realizado de duas formas distintas: a laminação do aço a quente ou a frio.
Contudo, o frio é complementar do calor. Ou seja, o processo a frio apenas é feito depois do calor.
Sendo assim, a principal diferença é a temperatura de entrada dos materiais dentro do laminador. Veja de seguida como funcionam os processos:
Aço laminado a quente
Neste procedimento, o material é previamente aquecido até que alcance o nível de maleabilidade desejado. É desenvolvido em altas temperaturas, superiores aos 927ºC.
Desta forma é possível obter diversas mudanças dimensionais da chapa de aço, com diversos perfis. Podem ser redondos, quadrados ou de qualquer outro formato.
Por isso, os principais fatores de controlo são: o controlo da temperatura e o controlo do tempo de aquecimento das chapas de aço. Isso vai garantir que as peças não perdem as suas caraterísticas e propriedades mecânicas.
Aço laminado a frio
Agora que já sabe o funcionamento do processo a quente, laminação chegou a hora de descobrir como se realiza o processo a frio.
Inicialmente, são utilizados produtos semiacabados. Essas peças passaram pelo procedimento a quente, e agora, no processo a frio, será completado o que foi feito anteriormente.
Para esta etapa são frequentemente utilizados produtos que necessitem de um melhor acabamento.
Sendo assim, o processo a frio ocorre a uma temperatura ambiente ou aproximada.
O aço não pode ser laminado com tanta intensidade como no processo realizado a quente. Afinal, a chapa vai apresentar uma maior resistência à deformação por ser menos maleável.
Com isso, a redução da área de seção também será, consequentemente, menor.
Os produtos laminados a frio também são muito utilizados, tanto pela indústria automóvel como pela construção civil e outros setores da economia.
Uma curiosidade sobre todo o processo: muitas vezes existem alterações que não podem ser vistas nem mesmo a olho nu.
Outro ponto interessante é que, ao mesmo tempo que a espessura da chapa de aço é reduzida, ocorre o aumento do seu comprimento e largura.
Sendo assim, uma das suas principais propriedades é formada através da deformação, que é uma consequência do processo mecânico.
Esta modificação pode ser considerada plástica ou elástica, como é mais conhecida na indústria.
Estas são as principais informações que deve conhecer acerca deste processo tão praticado na indústria metalúrgica.