Como o corte a jato de água funciona?

Início » Como o corte a jato de água funciona?

Podemos começar por lhe dizer que o corte a jato de água funciona como uma técnica especializada destinada a corte de materiais. Este corte é feito através da pressão exercida pela própria água.

A máquina que realiza este tipo de corte foi projetada nos anos 50, pelo engenheiro florestal Norman Franz. Desde então, o procedimento que utilizava a pressão da água manteve-se sem atualizações durante uns anos.

Contudo, na década de 70 tudo mudou. O cientista Mohamed Hashish agregou ao corte de água a adição de fluídos abrasivos.

Daí em diante, a gama de materiais cortados através desta técnica aumentou, sendo amplamente difundida na indústria.

Por essa razão, Hashish tornou-se conhecido como o revolucionador do corte de materiais através da utilização da pressão da água.

Corte a jato de água: Mas, afinal, o que realmente significa?

O corte a jato de água, traduzido do inglês “jet-cutting”, consiste numa técnica conhecida como Hidrodemolição.

Neste caso, uma máquina projetada para tal possibilita o corte de peças e produtos de diversos tipos de materiais. Entre os principais podemos citar: borracha, plástico, papel, espuma, metais, pedras, telhas, compostos, entre outros.

Todo este trabalho é feito unicamente através da pressão exercida pela água, juntamente com a adição de produtos abrasivos, como já mencionámos anteriormente.

Sendo assim, trata-se de um excelente investimento para os mais variados tipos de corte realizados na indústria.

Muitos especialistas do setor industrial dizem que, atualmente, não há um equipamento de corte que supere a eficiência desta máquina projetada para trabalhar com a pressão da água.

Afinal, um equipamento destes é capaz de aumentar (e muito) a produtividade do setor metalúrgico.

Isto sem contar com a diminuição de custos com os erros, dada a sua alta precisão.

Saiba como funciona esta importante máquina de corte

Basicamente, a sua eficiência dá-se graças ao fluxo de água que é projetado. O ideal é que este seja de 20 a 40 l.p.m., com pressão submetida a uma média de 2.500 a 3.500 bares.

Nesse sentido, os jatos podem ser tanto de água pura como também jatos de híbridos, jatos de cavitação, jatos de percussão e jatos abrasivos. Estes são os mais comumente utilizados.

Isto mostra-nos a plena capacidade e versatilidade do corte a jato de água.

Como já dissemos, a grande inovação veio com a adição de fluídos abrasivos ao corte. Sendo assim, os produtos químicos mais utilizados para realizar este corte são: o óxido de alumínio, o carbeto de silício, a sílica, a granada e também o coríndon.

Assim, os jatos podem sair em diferentes velocidades da máquina. Porém, as velocidades mais altas são as mais utilizadas para o corte.

Já as velocidades médias servem para outras opções como modelagem e fresagem. Todas elas mantêm a qualidade do acabamento, bem como a garantia de um corte perfeito.

Por fim, o corte a jato de água é um método versátil que assegura maior agilidade na produção. Não é em vão que muitas indústrias se aproveitam da sua capacidade e das suas vantagens.