Em projetos de arquitetura e decoração, os metais são cada vez mais utilizados pela sua resistência, versatilidade e visual único. A chapa perfurada e a chapa distendida, por exemplo, são peças amplamente utilizadas.
Estas são duas das principais opções de chapas para quem procura mais ventilação, drenagem ou simplesmente um toque decorativo.
Este artigo explorará as principais características e aplicações de cada uma destas chapas. Assim, conseguirá, seguramente, escolher a peça que melhor se adapta às suas necessidades.
Chapa perfurada e chapa distendida: Conheça as principais diferenças
As chapas metálicas combinam pragmatismo, leveza e durabilidade para variados projetos. O urbanismo ou construção civil são exemplos de setores beneficiados pela aplicação de chapas perfuradas e chapas distendidas.
Para escolher o modelo mais adequado, é importante conhecer as principais diferenças entre a chapa perfurada e a chapa distendida:
1 – Características da chapa distendida
As chapas distendidas são as mais vendidas no mercado devido à sua elevada qualidade e ao desempenho em larga escala: o seu rendimento pode ser até dez vezes maior do que o seu formato original.
A chapa distendida é fabricada a partir de uma chapa laminada e galvanizada, em aço inoxidável ou alumínio. É altamente resistente à corrosão e às ações climáticas, como sol e chuva.
São utilizadas para fins industriais, como pisos, proteção de maquinaria, grades, fachadas de prédios, plataformas, entre outras.
Este modelo possui um ótimo rácio qualidade/preço e combina durabilidade e resistência.
Vantagens
A versatilidade é uma qualidade que descreve bem a chapa distendida. Isto porque tem um formato e uma estrutura compatíveis com várias aplicações. Algumas das suas principais vantagens são:
- Superfície antiderrapante que proporciona maior segurança;
- Facilidade no manuseio e instalação;
- Área aberta, o que evita o acumular de resíduos;
- Baixo custo de manutenção;
- Maior resistência a cargas concentradas na sua superfície;
- Resistência e durabilidade elevadas.
Aplicação
Esta chapa pode ser encontrada em diversas dimensões e modelos. Assim, pode ser utilizada tanto em ambientes internos como externos. Alguns exemplos de aplicações são:
- Grades;
- Grelhas;
- Escadas ou degraus;
- Prateleiras;
- Divisórias de ambientes;
- Portões;
- Armários;
- Passadiços;
- Painéis;
- Forros;
- Cercas.
2 – Características da chapa perfurada
Por sua vez, a chapa perfurada é bastante versátil e combina facilidade de instalação, alta qualidade e durabilidade do material.
Fabricada a partir de uma chapa metálica, pode ser feita em aço inoxidável, aço carbono, alumínio e cobre. Uma das suas principais qualidades é o seu formato, que permite vários tipos de perfurações e disposições para corresponder às exigências de cada projeto.
Este modelo é bastante utilizado em Arquitetura e Urbanismo.
Vantagens
Tal como a chapa distendida, a chapa perfurada também tem diversas vantagens. As principais são:
- Permite propagação do som;
- Permite passagem de ar e garante ótima ventilação;
- Permite escoamento de líquidos;
- Fácil manuseio;
- Acabamento estético;
- Alta durabilidade.
Aplicação
O formato laminado da chapa perfurada tem amplas possibilidades de aplicação, sendo recomendado para vários segmentos, como:
- Iluminação;
- Filtros;
- Ventilação;
- Painéis para obras de Construção Civil;
- Separação de grãos em agricultura;
- Esteiras para transporte;
- Mobílias;
- Bancos e assentos.
A chapa perfurada e a chapa distendida aceitam também tratamentos nas suas superfícies. Neste caso, as opções mais comuns são a galvanização (eletrolítica e a fogo) e a pintura. Estes tratamentos conferem um elevado grau de resistência às ações climáticas.
Agora que conhece as principais características das chapas metálicas, pode escolher a que melhor se adequa às suas necessidades. Aproveite e acrescente um elemento de qualidade no seu projeto.