5 situações em que pode usar o gradil metálico

Início » 5 situações em que pode usar o gradil metálico

Para quem procura agregar segurança a um espaço e ainda valorizar a fachada, o gradil metálico é certamente uma excelente solução. Geralmente cerca espaços públicos e residências contra invasores, proporcionando mais privacidade e proteção.

Dessa forma, é bastante utilizado no perímetro de terrenos e é uma opção para áreas internas, como piscinas e parques.

Devido à versatilidade vamos explicar-lhe tudo sobre os gradis metálicos. Assim, vai conhecer as características e algumas dicas de uso deste material.

Gradil metálico: 5 dicas para utilizá-lo e garantir mais proteção

A produção do gradil metálico é feita através de um processo chamado de eletrofusão. É um tipo de soldadura realizada pela fusão de tubos com uma conexão. E, esta solda diferenciada é o que garante mais resistência e durabilidade ao material.

Assim, as peças de aço são colocadas numa máquina que, através de descargas elétricas, sobreaquece o ponto de encontro entre elas. Pode estar disposta nas posições vertical e horizontal.

Com isso, um arame em formato arredondado é fundido às barras de forma achatada, formando grandes malhas de aspeto retangular ou quadrado.

O produto final é uma estrutura única e homogénea, ou seja, sem nenhuma solda. Esta característica técnica garante uma elevada durabilidade contra ferrugem, melhora a estanqueidade e oferece uma maior rigidez.

Além do arame e das barras, os gradis possuem outros componentes, como as molduras. Ficam na posição horizontal e são responsáveis por prender o gradil nos pilares de sustentação com uso de parafusos.

Já a fixação no piso é feita através de sapatas com furos que recebem chumbadores de expansão.

Dessa forma, a versatilidade deve-se à variedade de padrões e modelos, além de dimensões de altura e largura, encontradas no mercado.

O gradil metálico também é comercializado com acabamento de galvanização a fogo, pintura eletrostática, que protege contra a oxidação.

Sendo assim, existem diversas opções de cores, facilitando a integração em qualquer estilo decorativo, garantindo sempre a segurança.  Conheça algumas situações em que este material é recomendado.

1 – Muros baixos

Se o seu objetivo é criar mais uma barreira de proteção num imóvel residencial ou comercial com muros baixos esta pode ser a solução.

É uma opção interessante porque é mais barata do que construir muros mais altos. E, ainda permite ver o que se passa ao redor do imóvel, identificando rapidamente eventuais movimentos suspeitos.

2 – Proteção em canis

Utilizar o gradil metálico em canis é uma excelente solução para limitar o espaço dos animais de estimação, criando um cantinho exclusivo para eles.

E o melhor é que a estrutura do gradil permite observar tudo o que acontece, sem bloquear a visão.

3 – Proteção de áreas rurais

As grandes propriedades rurais precisam de ser delimitadas, por uma questão de segurança. Pois, o cercamento impede a entrada de invasores que podem prejudicar ou até roubar uma plantação ou criação.

O gradil é mais recomendado, pois outros materiais, como as grades ou até o muro, têm um custo excessivamente alto para esse tipo de propriedade. Por isso, torna-se a melhor opção por ser financeiramente acessível e possui um bom custo-benefício.

4 – Proteção de jardins

O gradil para jardim é um dos usos clássicos deste tipo de proteção. Isto deve-se ao facto de o material ter uma estética diferenciada e estar disponível em diversas cores, sendo uma opção discreta e visualmente agradável.

Por isso, quem possui um jardim e quer mantê-lo protegido, deve investir no gradil metálico para garantir segurança sem afetar a decoração.

5 – Proteção de piscinas

Conforme dito, o gradil pode ser fabricado em diversas dimensões. Por isso, é possível utilizá-lo também para cercar áreas menores, como piscinas.

A instalação de gradil ao redor da piscina é interessante em imóveis e condomínios residenciais com crianças. Isto porque restringe o acesso ao espaço e reduz a possibilidade de acidentes.

Quais são as principais vantagens de investir num gradil metálico?

Sendo assim, de seguida apresentamos-lhe algumas das principais vantagens de investir num gradil metálico. Veja mais:

  • Segurança

Os gradis metálicos são frequentemente utilizados em locais que requerem segurança, como residências, escolas, indústrias e áreas comerciais.

Afinal, estes dificultam a invasão de propriedades e áreas restritas.

  • Durabilidade

Os materiais metálicos, como aço galvanizado ou alumínio, são conhecidos pela sua durabilidade e resistência à corrosão.

E isso garante que os gradis metálicos tenham uma vida útil longa, mesmo em condições climáticas adversas.

  • Manutenção fácil

Em comparação com outros tipos de cercas, os gradis de metal são relativamente fáceis de manter.

Geralmente, estes só precisam de limpeza e, ocasionalmente, de pintura para mantê-los em boas condições.

  • Versatilidade de design

Os gradis metálicos vêm numa variedade de estilos e designs, o que os torna adequados para várias aplicações, desde cercas até aplicações arquitetónicas mais complexas.

Pois, estes podem ser personalizados para se adequarem ao estilo de qualquer propriedade.

  • Transparência visual

Ter um gradil de metal permite uma visão clara do que está do outro lado. O que pode ser uma vantagem estética e de segurança.

E, isso é especialmente útil em parques, jardins e áreas onde a estética e a visibilidade são importantes.

  • Resistência a pragas

Ao contrário das cercas de madeira, os gradis de metal não são suscetíveis a pragas, o que economiza tempo e dinheiro em reparações e substituições.

  • Custo-benefício

Considerando a sua durabilidade e a longa vida útil, os gradis podem ser uma opção de custo-benefício a longo prazo.

Principalmente, em comparação com outros tipos de cercas que podem requerer substituição ou manutenção mais frequente.

  • Facilidade de instalação

Em comparação com algumas outras opções de cercas, os gradis de metal são frequentemente mais fáceis de instalar.

Dessa forma, pode economizar tempo e dinheiro durante o processo de construção.

  • Aplicações decorativas

Além da sua função de segurança, os gradis são frequentemente usados em design de paisagem e arquitetura para criar elementos decorativos em jardins, fachadas de edifícios e espaços públicos.

Por fim, lembre-se de que a escolha do gradil ideal depende das necessidades específicas do projeto, da estética desejada e das condições ambientais.

Por isso, é importante considerar cuidadosamente os requisitos antes de selecioná-lo para a sua aplicação.

Procure um fornecedor com credibilidade e tenha um gradil metálico de qualidade que proporcione todas estas vantagens!