O que é e para que serve o gradil?

Início » O que é e para que serve o gradil?

A segurança é uma das principais prioridades nos dias de hoje! Todos nós queremos proteger o lar, a família e os nossos bens. Para isso é necessário adotar medidas que possibilitem viver e trabalhar num ambiente mais seguro. E, um destes exemplos é o gradil.

Esta é uma das opções mais utilizadas por ser fabricado com materiais resistentes. Além de flexível, ajuda a manter o espaço seguro sem perder o estilo e sem prejudicar a estética.

Vamos falar mais sobre este produto e ainda explicar em que situações de segurança pode ser implementado. Continue a leitura!

Gradil: Conheça as características e como utilizá-lo

O gradil consiste numa estrutura feita em metal, sendo bastante semelhante às grades convencionais. As principais diferenças encontram-se no formato e espessura, o que faz com que sejam mais resistentes e dificultem escaladas ou cortes.

Outra característica importante deste produto está relacionada à estética. Ou seja, são visualmente agradáveis e não prejudicam o visual do local onde são instalados.

Alguns modelos, inclusive, têm um acabamento em tinta colorida, como o verde, passando quase despercebidos em áreas com vegetação, como jardins. Dessa forma, o acabamento não impacta a decoração do local.

Além disso, é fácil de ser instalado pois pode ser fixado em postes de metal através de soldagem, o que agiliza a montagem.

São produtos com uma ótima relação custo vs. benefício pela sua resistência aos efeitos da corrosão.

1 – Em que locais o gradil pode ser utilizado?

É bastante versátil e flexível, e pode ser utilizado em vários projetos com inúmeras finalidades relacionadas à segurança. Afinal, cerca os ambientes e torna-os locais mais protegidos. Conheça algumas das suas utilizações de seguida.

1.1. Jardins

Uma das utilizações mais comuns é para cercar jardins e hortas. Estes elementos mantêm animais e pessoas afastadas das áreas verdes, sem prejudicar a saúde do jardim. Isso porque permite a passagem de luz solar para as plantas.

1.2. Canil

Os gradis também podem ser utilizados em canis. A principal vantagem nestes casos é a resistência, por isso é ideal para ambientes com animais.

Além disso, a superfície gradeada não isola totalmente os animais, permitindo interação e visão sem impedimentos.

1.3. Piscina

Também é um excelente meio de proteção para animais e crianças em casas que tenham piscinas. Pode impedir graves acidentes e até mesmo afogamentos. 

1.4. Campos de desporto

Em campos de desporto tem uma dupla função: tornar o local mais seguro e mais aproveitável para quem o utiliza, ao separar com eficiência o espaço.

1.5. Cercar grandes áreas

Alguns espaços precisam de serem cercados, especialmente como forma de proteção. Falamos por exemplo de centros comerciais, aeroportos, parques e praças, espaços de lazer e estacionamentos.

Agora que já conhece algumas das utilizações do gradil, está na altura de saber as vantagens!

2 – Vantagens em optar por esta proteção

É um produto que pode ser utilizado tanto para proporcionar maior proteção e segurança, como para a divisão de espaços. Entre as principais vantagens, podemos destacar:

  • Mais segurança para o edifício, já que as suas características dificultam que seja escalado
  • Permite visibilidade do espaço
  • Maior aproveitamento de material, pois as grades pré-cortadas evitam perdas no momento da construção
  • Facilidade na inspeção por engenheiros e responsáveis pela obra
  • Excelente durabilidade, exigindo pouca ou nenhuma manutenção
  • Instalação fácil, rápida e sem causar transtornos
  • Esteticamente agradável, sem prejudicar o visual do ambiente

Se possui algum espaço que precisa de ser cercado, certamente deve considerar o gradil como uma das melhores alternativas! Proporciona segurança com um ótimo custo vs. benefício.