Para quem procura agregar segurança a um espaço e ainda valorizar a fachada, o gradil metálico certamente é uma excelente solução. Geralmente cerca espaços públicos e residências contra invasores, proporcionando mais privacidade e proteção.
É bastante utilizado em perímetro de terrenos e é uma opção para áreas internas, como piscinas e parques.
Devido à versatilidade vamos explicar tudo sobre os gradis metálicos. Vai conhecer as características e algumas dicas de uso deste material.
Gradil metálico: 5 dicas para os utilizar e garantir mais proteção
A produção do gradil metálico é feita através de um processo chamado de eletrofusão, é um tipo de soldadura realizada pela fusão de tubos com uma conexão. Esta solda diferenciada é o que garante mais resistência e durabilidade do material.
As peças de aço são colocadas numa máquina que, através de descargas elétricas, superaquecem o ponto de encontro entre elas. Pode estar disposta nas posições vertical e horizontal.
Com isso, um arame em formato arredondado é fundido às barras de forma achatada, formando grandes malhas de aspeto retangular ou quadrado.
O produto final é uma estrutura única e homogénea, ou seja, sem nenhuma solda. Esta característica técnica garante elevada durabilidade contra ferrugem, melhora a estanqueidade e oferece maior rigidez.
Além do arame e barras, os gradis possuem outros componentes, como as molduras. Ficam na posição horizontal e são responsáveis por prender o gradil nos pilares de sustentação com uso de parafusos.
Já a fixação no piso é feita através de sapatas com furos que recebem chumbadores de expansão.
A versatilidade deve-se à variedade de padrões e modelos, além de dimensões de altura e largura, encontradas no mercado.
O gradil metálico também é comercializado com acabamento de galvanização a fogo, pintura eletrostática, que protege contra a oxidação.
Existem diversas opções de cores, facilitando a integração em qualquer estilo decorativo, garantindo sempre a segurança. Conheça algumas situações em que este material é recomendado.
1 – Muros baixos
Se o seu objetivo é criar mais uma barreira de proteção num imóvel residencial ou comercial com muros baixos esta pode ser a solução.
É uma opção interessante porque é mais barata do que construir muros mais altos. Ainda permite ver o que se passa ao redor do imóvel, identificando rapidamente eventuais movimentos suspeitos.
2 – Proteção em canis
Utilizar o gradil metálico em canis é uma excelente solução para limitar o espaço dos animais de estimação, criando um cantinho exclusivo para eles.
E o melhor é que a estrutura do gradil permite observar tudo o que acontece, sem bloquear a visão.
3 – Proteção de áreas rurais
Grandes propriedades rurais precisam ser delimitadas, por uma questão de segurança. O cercamento impede a entrada de invasores que podem prejudicar ou até roubar uma plantação ou criação.
O gradil é mais recomendado pois outros materiais como as grades e até o muro tem um custo excessivamente alto para esse tipo de propriedade. Por isso, torna-se a melhor opção por ser financeiramente acessível e possui um bom custo benefício.
4 – Proteção de jardins
O gradil para jardim é um dos usos clássicos deste tipo de proteção. Isto deve-se ao facto de o material ter uma estética diferenciada e estar disponível em diversas cores, sendo uma opção discreta e visualmente agradável.
Por isso, quem possui um jardim e quer mantê-lo protegido, deve investir no gradil metálico para garantir segurança sem afetar a decoração.
5 – Proteção de piscinas
Conforme dito, o gradil pode ser fabricado em diversas dimensões. Por isso, é possível utilizá-lo também para cercar áreas menores, como piscinas.
A instalação de gradil ao redor da piscina é interessante em imóveis e condomínios residenciais com crianças. Isto porque restringe o acesso ao espaço e reduz a possibilidade de acidentes.
Procure um fornecedor com credibilidade e tenha um gradil metálico de qualidade que proporcione todas estas vantagens!