Sem dúvida que a prevenção e segurança na indústria são aspetos fundamentais. Isso é especialmente importante se estivermos a falar do bem-estar dos colaboradores e da rotina da empresa.
Por isso, existem alguns aspetos que as empresas devem valorizar nomeadamente:
- Ações preventivas para reduzir os acidentes de trabalho;
- Formalizar práticas de gestão de riscos ocupacionais;
- Formar uma cultura de segurança do trabalho.
Os acidentes de trabalhos podem provocar não só o afastamento dos profissionais, mas também, impactos económicos e produtivos. Estes, por sua vez, traduzem-se em estatísticas negativas para a indústria.
Por isso, as medidas de segurança industrial ajudam a manter um ambiente laboral de qualidade. Além disso, todos os locais de obras contam com funcionários qualificados para qualquer emergência. Além disso, estes permitem a redução dos custos que as empresas podem ter com indemnizações.
Nas próximas linhas, vamos abordar a importância da segurança e de uma cultura organizacional dentro da indústria. Venha saber mais.
Segurança na indústria: Por que acontecem acidentes?
Os acidentes na indústria acontecem desde a grande expansão industrial, a partir do século XVIII.
No entanto, com o tempo, foram-se desenvolvendo medidas para garantir a segurança na indústria. Estas têm como principal objetivo, garantir a integridade dos trabalhadores. No entanto, ainda acontecem alguns acidentes dentro da indústria.
Segundo alguns estudos sobre a segurança do trabalho, as ocorrências mais comuns são cortes, fraturas, contusões e amputações. Os motivos pelas quais estas ocorrem são essencialmente:
- Falta de instrução para os trabalhadores;
- Ambientes de trabalho insalubres;
- Insuficiência no fornecimento de equipamentos de proteção;
- Manutenções ineficientes das máquinas.
Muitos destes motivos resultam das más condições que as empresas oferecem aos colaboradores. Somando ainda, a negligência de ambas as partes, contratantes e funcionários.
Sendo assim, é lógico que a segurança na indústria deve ser uma das prioridades dos gestores. Afinal, ninguém gosta de acidentes.
Quais são as medidas que garantem a segurança na indústria?
A aplicação adequada das normas de segurança no trabalho é um dever da empresa.
Isto porque, além de ser benéfica para os colaboradores, cria um ambiente seguro e tranquilo para todos.
De seguida, vamos enumerar algumas medidas que pode adotar na sua empresa, de forma a garantir a segurança dos seus colaboradores.
1 – Primeiramente, preze a atenção no trabalho
Todas as tarefas devem ser feitas com foco, especialmente quando falamos de atividades que envolvem riscos.
Por isso, é fundamental ter atenção aos fatores que podem torná-las perigosas. Estes podem comprometer a segurança.
Algumas distrações como conversas, telemóveis e, até mesmo o cansaço, podem expor o trabalhador a diversos acidentes.
Uma das formas de combater este cenário é os colaboradores estarem cientes dos riscos associados às suas ações. Isso porque os mesmos podem pôr em causa a sua integridade física.
2 – Mantenha o ambiente de trabalho limpo e organizado
Sabia que grande parte dos acidentes acontecem devido à desorganização?
Quando este fator se junta ao trabalho intensivo, o resultado pode ser desastroso. Por isso, a organização faz toda a diferença para a segurança industrial.
Afinal, ter um local de trabalho organizado é o dever de todos os trabalhadores que o ocupam.
3 – Uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
Todas as empresas são obrigadas a fornecer, sem custos aos colaboradores, todos os EPI’s necessários para o desempenho das suas funções.
Cada atividade tem EPI’s específicos consoante os seus perigos e riscos. Este é um aspeto primordial para a segurança na indústria.
Ao receber os equipamentos, o colaborador é obrigado a utilizá-los e zelar pela sua conservação.
4 – Trabalhe apenas com máquinas que já passaram pela manutenção
Utilizar maquinaria adequada e em perfeitas condições de utilização, é uma das formas de zelar pela segurança de todos.
Contudo, as empresas deixam muitas vezes passar as datas de manutenção, seja por falta de tempo, custos ou a necessidade de utilização.
No entanto, os colaboradores não devem arriscar. Por isso, todas as máquinas devem fazer manutenções frequentes para garantir a segurança de quem as manuseia.
Ao adotar estas práticas, cria-se um ambiente muito mais estável para os colaboradores. Estando a segurança na indústria obrigatoriamente em primeiro lugar!