Tudo o que precisa de saber sobre a chapa estampada

Início » Tudo o que precisa de saber sobre a chapa estampada

Os metais precisam de ser moldados nos mais diversos formatos para que tenham uma aplicação funcional na indústria. A chapa estampada é um dos processos que possibilita essa moldagem.

Nas próximas linhas, vamos explicar como é feita uma chapa metálica. Além disso, conhecerá os benefícios associados a este processo de transformação mecânica.

Venha connosco nesta leitura e saiba mais!

1 – Chapa estampada: como funciona o processo de fabrico?

Quando há a necessidade de adaptar uma chapa de metal a determinada forma, esta pode ser moldada. Isso acontece através de um processo designado por estampagem de metais. É assim que se forma a chapa estampada.

Em termos simples, a estampagem consiste num processo em que chapas de metal são moldadas com precisão numa prensa.

As prensas são capazes de produzir peças com duas ou até três dimensões. Esse processo tem por base as técnicas de estampagem, corte e conformação.

No momento da operação, a peça deve ser inserida num molde específico. Depois, é pressionada por um martelo, cuja função é formatar o metal sob condições de pressão intensa.

Para que a peça adquira o design esperado, é necessário que as chapas passem por um processo de conformação mecânica. Este processo é utilizado no fabrico de peças de aço carbono, aço inoxidável, alumínio e cobre.

Basicamente, as etapas necessárias para o fabrico da chapa são:

  1. Corte
  2. Dobragem e embutimento
  3. Estampagem profunda
  4. Prensa

Após o processo, a chapa estampada costuma passar por outros procedimentos secundários. Um deles é a galvanização, que garante maior resistência contra a corrosão e o desgaste da peça.

Também podem ser aplicados tratamentos térmicos que aumentam a força e a durabilidade do produto. O processo evita a formação de fissuras que podem comprometer a qualidade da peça.

Por fim, as rebarbas afiadas são removidas pelo processo de rebarbação, que pode ser feito com recurso a abrasivos ou a produtos químicos.

chapa estampada

2 – Materiais utilizados e aplicações do modelo

Os materiais mais comuns da chapa estampada incluem aço, alumínio, zinco, níquel, titânio, latão, cobre e outras ligas metálicas.

A principal vantagem da produção da chapa metálica é o grande volume de peças que podem ser fabricadas. Tudo com elevada precisão, rapidez e baixo custo.

Mas quais seriam as aplicações desta técnica?

A estampagem do cobre e do bronze pode, por exemplo, ser utilizada no fabrico de joias, acessórios de canalização ou dispositivos elétricos.

Já as chapas de aço podem transformar-se em componentes de automóveis e utensílios domésticos, como panelas e frigideiras.

Há ainda a estampagem progressiva, através da qual se produzem peças de menor volume, nomeadamente: objetos eletrónicos, instrumentos hospitalares, clipes de metal, molas, entre outros.

3 – Quais as vantagens da chapa estampada?

Trabalhar com a chapa estampada representa uma ótima relação custo-benefício. Isto porque é possível produzir peças e materiais em larga escala, em comparação com os métodos tradicionais.

Inclusive, muitas peças fabricadas através de outros métodos de conformação podem ser facilmente projetadas para passar também pelo método de estampagem de metal, como a fundição, o forjamento e a maquinação.

O resultado é um produto altamente resistente e moldado com precisão. Resumidamente, o processo de estampagem permite:

  • Reduzir o custo de fabrico por peça;
  • Aplicar um processo de produção em larga escala;
  • Excelente acabamento do produto;
  • Durabilidade e resistência;
  • Mínimo custo de controlo de qualidade.

É importante destacar que, para um resultado satisfatório, devem ser considerados alguns aspetos, como a composição química do metal, as propriedades mecânicas, a espessura e as especificações relativas à sua dimensão.

Conhecendo os processos envolvidos no fabrico e algumas das suas aplicações, fica evidente a importância desta técnica.

Portanto, para garantir a qualidade da chapa estampada, é fundamental confiar numa metalúrgica profissional, que também disponha de tecnologia e credibilidade no mercado.

No Metal Distendido reunimos todas estas características. Por isso, qualquer ajuda que necessitar, entre em contacto connosco!