7 benefícios do revestimento metálico para fachadas

Início » 7 benefícios do revestimento metálico para fachadas

O uso do revestimento metálico em fachadas torna-se cada vez mais comum em projetos de construção modernos.

Dada a sua versatilidade, podem ser aplicados em formato plano, curvo, e até mesmo perfurado. Isto permite a criação de diversos traços e designs.

Esta solução oferece funcionalidade, conforto e estética às construções. E conta, ainda, com estruturas e sistemas de fixação, que facilitam a sua instalação.

Quer conhecer mais benefícios do uso do metal em fachadas? Continue a ler o nosso artigo e descubra!

Revestimento metálico para fachadas: conheça 7 benefícios para as edificações

Não há como não nos encantarmos ao ver uma linda fachada. Afinal, é o cartão de visita seja de um espaço residencial ou comercial.

Neste sentido, ao optar pelo revestimento metálico para fachadas, certamente irá causar um grande impacto visual. Esta aposta oferece um toque de sofisticação e modernidade.

E é por esse motivo que muitos projetos de arquitetura contemporâneos estão a utilizar fachadas metálicas nas suas construções.

Estando a ganhar cada vez mais popularidade, a utilização dos metais nas fachadas pode impressionar e transformar o estilo de qualquer imóvel.

Estes materiais oferecem resistência, durabilidade e beleza, dando um aspeto moderno e urbano para o prédio.

Os metais utilizados na composição das fachadas são diversos, e cada um possui as suas particularidades. Estas variações ocorrem em relação à maleabilidade e resistência do material.

1 – Os principais metais utilizados em fachadas

São muitos os tipos de metais que podem ser utilizados em revestimentos para fachadas, sendo uns mais comuns que outros.

De seguida, apresentamos os tipos de metais mais usuais para esta finalidade.

Aço inoxidável

Muito conhecido e utilizado em vários elementos de uma construção, o aço inoxidável é um dos materiais preferidos pelos arquitetos. Isto devido à sua alta resistência à corrosão, permanecendo inalterado e com o mesmo aspeto por muito tempo.

Além disso, pode ter um acabamento brilhante ou fosco, e ser liso ou perfurado. Para assim poder-se adequar aos mais diversos estilos de construção.

Alumínio Composto (ACM) ou Alumínio Sólido

O alumínio composto consiste numa alternativa mais popular e económica. As chapas podem ser encontradas com pinturas e acabamentos diversos, como lisas ou perfuradas.

Cobre

O cobre possui uma característica muito interessante, que é o aspeto esverdeado adquirido pelo metal com o passar do tempo. Este efeito traz um diferencial para qualquer fachada.

Este material possui bastante durabilidade, e está a começar a ganhar espaço e a popularizar-se em muitas obras e construções.

2 – As 7 principais vantagens dos revestimentos metálicos

Conhecendo os principais metais utilizados em fachadas de edifícios, está na altura de explicar porque deve optar por este material.

Fique a conhecer os seus principais benefícios a partir de agora!

Versatilidade

Podemos encontrar uma grande variedade de metais, garantindo ótimos acabamentos para a sua fachada, de acordo com a necessidade.

Redução no consumo de energia

As fachadas metálicas ajudam a reduzir o consumo de energia elétrica, uma vez que podem ser combinadas com soluções isotérmicas. Isto ajuda a garantir conforto térmico ao ambiente.

Maior durabilidade

Ao ser instalado e ter uma manutenção feita com mão de obra especializada, este tipo de revestimento possui uma durabilidade maior do que outros materiais.

Maior resistência

A resistência contra as ações do tempo também é maior, o que garante melhores resultados para a sua fachada.

Design atraente

Graças às suas características estruturais, acaba por ser uma opção estética que chamará mais atenção para o seu estabelecimento.

Funcionalidade

Trata-se de uma alternativa bastante funcional, sobretudo pelo fato de que proporciona maior proteção solar.

Custo vs. benefício

Considerando as diversas opções e características, há diversas faixas de preço, com modelos e materiais mais caros ou mais acessíveis.

Agora que já conhece todas estas vantagens, que tal investir num revestimento metálico para a sua fachada?