Como funciona a soldadura elétrica?

Início » Como funciona a soldadura elétrica?

A soldadura elétrica é o processo mais utilizado para a união, revestimento e reparação de peças metálicas.

Comparativamente aos métodos mais tradicionais de solda, esta técnica é mais simples! Além disso, não requer muita habilidade técnica por parte do operador.

No artigo de hoje, iremos abordar o funcionamento deste método e quais as suas principais vantagens. Conheça-os já de seguida!

Soldadura elétrica: Saiba como funciona e as principais vantagens

Em termos gerais, a solda é o resultado da soldadura, que consiste na junção de duas ou mais peças metálicas.

Através deste processo é possível produzir grades, veículos, pontes e até mesmo navios. Isto porque consiste numa verdadeira “colagem” industrial, responsável pela fixação de diversas estruturas.

A soldadura elétrica funciona através da libertação de energia que acontece num dínamo. A energia e o calor libertados no ponto de soldagem, com o apoio de elétrodos de cobre, aquecem as peças de metal.

Conforme a temperatura nas extremidades das peças aumenta, as estruturas liquefazem-se e misturam-se, até formarem uma única peça. Em alguns casos recomenda-se a aplicação de pressão para reforçar a peça final. 

É interessante saber que quanto maior o ponto de fusão do metal a ser soldado, menor é o calor necessário para que o processo de soldadura aconteça.

Embora esta soldadura seja maioritariamente utilizada para trabalhos com metais, também pode ser utilizada para a junção de materiais plásticos. Contudo, os processos nestes casos são mais específicos. 

Quais as diferenças entre a soldadura da máquina transformadora e da máquina inversora?

Quando visitamos uma loja para adquirir uma máquina de soldadura, deparamo-nos com a presença de tecnologia transformadora e inversora.

Conhece as diferenças entre estas duas modalidades? De seguida, veja o que as distingue e opte por serviços específicos.

1 – Tecnologia

As máquinas de soldadura baseadas no processo transformador consistem em núcleos envolvidos por bobinas de fios de cobre esmaltado.

Estas são alimentadas por correntes alternadas e a respetiva configuração do núcleo permite que haja a alteração dos valores da corrente e tensão.

Devido à estrutura desses equipamentos, podem apresentar dificuldades com certos tipos de eletrodos.

Por outro lado, essas máquinas apresentam a sua própria composição de circuitos eletrónicos, o que torna a troca de tensão e corrente mais simples. Além disso, são mais potentes e oferecem uma ampla compatibilidade de eletrodos.

2 – Consumo de energia

As máquinas inversoras são mais eficientes no aproveitamento de energia em comparação com as transformadoras. Sendo assim, isso torna-as mais económicas.

Contudo, para avaliar esse aspeto, é necessário medir a capacidade do equipamento em manter os valores de corrente, sem perdas, durante um determinado período de soldadura.

3 – Estrutura das máquinas de soldadura elétrica

No que se refere à estrutura, as máquinas inversoras são mais leves e compactas, permitindo que sejam transportadas para qualquer local ou setor.

Por outro lado, as máquinas transformadoras, devido à presença de um núcleo, tendem a ser mais pesadas e volumosas.

4 – Facilidade de Utilização

As máquinas conversoras mais recentes oferecem, na maioria das vezes, a seleção de corrente e tensão através de botões potenciómetros.

Existem alguns modelos que ainda apresentam ecrãs eletrónicos para facilitar essa configuração. Em contrapartida, nas máquinas transformadoras, o ajuste de corrente e tensão é feito por manivelas.

Conheças as principais vantagens da soldadura elétrica

Agora que já sabe como funciona o processo de soldadura, veja as principais vantagens de utilizar este método.

1 – Manuseamento mais simples

Logo no início do artigo mencionámos que este tipo de soldadura não exige muita habilidade técnica do operador. Portanto, é ideal para iniciantes.

Contudo, é extremante importante ter muito cuidado com a escolha dos metais a serem trabalhados. Neste caso, cabe ao operador de solda conhecer a quantidade de calor ideal para cada tipo de metal.

2 – Processo versátil

A versatilidade também é uma das grandes vantagens da soldadura elétrica, já que podem ser trabalhados diversos materiais através deste processo.

Existem procedimentos de solda e elétrodos para soldar diversos materiais. Eles são:

  • Aços de baixa liga e alta liga
  • Revestidos
  • Inoxidáveis
  • Para matrizes
  • Cobre
  • Ferro fundido
  • Níquel

3 – Resultado com pouca manutenção

Quando comparado com outros processos de união de materiais, como a colagem ou a junção mecânica, a soldadura elétrica não costuma apresentar problemas de rotina. Como por exemplo, desacelerar ou necessidade de apertar.

Isso faz com que o resultado exija menos manutenção.

4 – Processo mais económico com a soldadura elétrica

Também é importante destacar o facto de ser um método com uma aplicação muito precisa. Por isso, o desperdício de material e combustível durante processo é mínimo, o que o torna mais económico.

Por fim, é importante frisar que apesar de ser um método mais simples e fácil de manusear, é necessário seguir todas as recomendações e cuidados de segurança.

Isto porque a luz ultravioleta que é emitida durante a soldadura é extremamente prejudicial para os olhos. As substâncias que ficam suspensas no ar, logo após a evaporação dos metais, podem ser altamente tóxicas.

Portanto, os trabalhos com soldadura elétrica devem ser sempre realizados com bastante cuidado. Tenha ao seu lado um profissional qualificado e com os equipamentos de proteção mais indicados!