Os cuidados com o jardim vão além das plantas e flores que o compõem, especialmente quando se trata de um jardim público. Protegê-los com a vedação adequada vai garantir que o espaço esteja fora do alcance de ameaças externas.
Além disso, a escolha deste elemento pode trazer ainda mais charme, sendo possível optar por diversos modelos e materiais.
A seguir, trazemos algumas das opções mais procuradas e apreciadas para um jardim público. Acompanhe a leitura para conhecê-las.
Vedação: Conheça as opções mais conceituadas para jardim
A decoração exterior da nossa casa oferece múltiplas possibilidades, e hoje falaremos especificamente das cercas para jardim. Vamos apresentar diferentes materiais para delimitar o espaço através de uma estética subtil e elegante.
Ao escolher a vedação para o jardim, certamente irá encontrar cercas mais funcionais, enquanto outras proporcionam uma aparência estética mais atraente.
A decisão da que mais combina com o seu estilo vai depender do que realmente quer trazer para o jardim e do valor que deseja atribuir a esse recurso decorativo.
Em locais mais urbanos, os modelos feitos em madeira e ferro são os mais comuns. Os tipos rústicos e mais artesanais costumam estar mais presentes em casas de campo ou cidades tranquilas, que não necessitam de tanta segurança.
A seguir, confira as opções mais procuradas.
1 – Cercas de metal
Os modelos feitos em metal, especificamente o ferro, são altamente resistentes e seguros, e estão muito presentes em áreas urbanas.
Este modelo de cercas costuma transmitir um estilo mais clássico e equilibrado, combina muito bem com árvores floridas e possui um verde característico.
Além do ferro, há também vedações de aço, compostas por barras com acabamentos decorativos que podem ser pontiagudos ou com bolas.
Outro exemplo mais funcional é a malha metálica, que também tem abertura para o exterior. Para ter mais privacidade pode colocar hera, árvores ou sebes.
2 – Cercas de madeira
As cercas de madeira são as opções mais tradicionais quando se trata de vedar o jardim público. São bonitas e elegantes, e valorizam ainda mais a relação com a natureza.
Simples e de baixo custo, é uma excelente opção para qualquer terreno, independentemente do tamanho. Vale a pena lembrar que a madeira deve receber um tratamento, podendo também ser pintada, geralmente, em branco.
3 – Cercas de bambu
O bambu é um material que combina muito bem com uma decoração naturalista e descontraída. Por ser facilmente encontrado é bastante versátil, permite uma série de formas de cerca para jardim para os mais variados espaços e é altamente resistente.
Pode até usar os troncos mais verdes ou os mais envelhecidos, pois dá aquele toque rústico e sofisticado à área externa.
4 – Cerca com metal e pedras
As cercas de metal cheias de pedras são um método cada vez mais popular para fazer divisórias em jardins.
A pedra será sempre uma boa escolha, seja para um espaço rústico ou mais moderno. Principalmente porque protegem e reforçam a presença de elementos naturais na casa.
Este tipo de vedação é fácil de instalar, mas é importante ter alicerces fortes.
5 – Cerca com sebe
É fácil aplicar uma sebe natural, mas esta terá de ser podada regularmente. Entre as plantas e arbustos que fazem uma sebe perfeita estão as trepadeiras em redes de arame, coníferas, buxos, faia e pinho.
No entanto, esta opção oferece uma menor proteção contra visitantes indesejáveis do que outros tipos de vedação.
Escolha a opção mais adequada ao jardim, e instale uma vedação para que a área externa se mantenha sempre preservada e bonita.