Gestão da qualidade: 5 boas práticas para a empresa

Início » Gestão da qualidade: 5 boas práticas para a empresa

A gestão da qualidade é, sem dúvida, uma das estratégias mais importantes que toda e qualquer empresa deve colocar em prática.

Isto porque adotar essas ações e práticas sustentáveis ajuda a elevar o negócio a outro patamar, daí o ser tão importante.

Esta gestão tem como objetivo o foco total na maximização de todos os processos internos. São inúmeros os fatores que devem ser considerados. Assim, adotando estes métodos garante o mínimo desperdício e o máximo de produção.

Além de que os resultados surgem logo, sendo fácil percecioná-los, tanto interna como externamente.

Sem contar que adotar estas práticas ajuda – e muito – a aumentar a competitividade da empresa, tornando-a capaz de oferecer produtos de grande qualidade.

É tudo produzido com a máxima eficiência dos recursos, causando um baixo impacto ambiental para satisfação de todos.

Ainda não adotou estas estratégias na empresa?

Então continue a ler e conheça as melhores práticas de gestão da qualidade que deve considerar.

A gestão da qualidade é parte integrante e fundamental para a sustentabilidade do negócio

Sustentabilidade é sinónimo de boa gestão empresarial. E este aspeto tem-se tornado cada vez mais imprescindível para grandes indústrias.

Por isso, separámos 5 dicas para colocar em prática e garantir a boa gestão da empresa. Conheça-as de seguida!

Conheça a legislação vigente referente ao seu segmento industrial

Primeiramente, deve conhecer a fundo a legislação que regulamenta a atividade industrial na qual trabalha.

Isto porque os principais documentos que o regem devem ser seguidos à risca, de modo a servir como base para implementar futuras melhorias.

 Estabeleça processos claros e bem definidos

Este fator é de extrema importância para que possa garantir um mesmo padrão de produção.

Independentemente dos colaboradores envolvidos, o ideal é estabelecer um passo a passo para todos os processos que devem ser realizados.

Adquira matéria-prima de qualidade

Uma boa gestão passa essencialmente pela obtenção de uma matéria-prima de qualidade.

Dessa forma, para garantir que está a comprar realmente o melhor, certifique-se de que a empresa fornecedora possui certificados de qualidade referentes aos produtos comercializados.

Treine a equipa de forma sempre contínua para uma boa gestão da qualidade

Outro aspeto importante da gestão da qualidade é o treino periódico de todos os colaboradores da empresa. Só assim assegura a qualidade dos produtos que estão a ser fabricados.

Por isso, invista em programas de capacitação e treinos técnicos e teóricos, de modo a minimizar possíveis falhas que possam vir a ocorrer no processo de fabrico.

A comunicação deve ser feita de forma efetiva e rápida

Manter uma comunicação unilateral na indústria ajuda, sem dúvida, a garantir a qualidade e a diminuir drasticamente os erros.

Esta é uma medida que deve ser adotada o quanto antes.

Por isso, todas as decisões estratégicas da empresa devem ser comunicadas a todos os colaboradores para que os mesmos possam sugerir melhorias com o objetivo de otimizar os processos.

Estas são algumas das estratégias de gestão da qualidade que devem, imprescindivelmente, ser aplicadas.

Além destas, pode focar também no investimento de máquinas, indicadores de monitorização, além claro, de acompanhar de perto a satisfação dos clientes.